Plataforma Resposta Solidária - Dúvidas e Denúncias

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis e a Rés do Chão – Associação pelo Direito à Habitação tomam a iniciativa de criar a Plataforma Resposta Solidária (página de Facebook, aqui), uma campanha de informação sobre os direitos laborais e de habitação. Com a Resposta Solidária queremos apoiar quem necessita de respostas a dúvidas, mas também denunciar situações de abuso ou incumprimento.
Basta enviar um email para plataformarespostasolidaria@gmail.com, com as tuas dúvidas ou denúncia de situação de abuso.
https://fb.com/plataformarespostasolidaria
Respondemos às dúvidas, partilhando informação útil e juridicamente fundamentada. Recebemos e divulgamos as situações de abuso, tornando-as públicas com garantias de consentimento e anonimato, alertando outras pessoas para problemas semelhantes, tirando do silêncio o aproveitamento da crise social que se instala.
Para responder à crise laboral e habitacional é essencial que as pessoas estejam informadas e é necessário redobrar esforços no sentido de denunciar situações – individuais e colectivas – de violação de direitos. Sob o pretexto desta crise, e à semelhança do que já aconteceu no passado, se deixamos instalar a desorientação e o individualismo, será mais fácil imporem-nos decisões que agravam a desprotecção de quem trabalha e de quem tem de lutar para assegurar um tecto.
Em tempos de isolamento, é urgente resgatar o sentido colectivo, a solidariedade e a força de nos apoiarmos mutuamente. A actual crise pandémica que atravessamos, traz consigo inúmeros riscos de saúde pública, mas também a certeza de que a precariedade laboral e a carência habitacional serão agravadas. Precisamos de estar juntos e juntas. Precisamos de uma resposta solidária.
Partilha!